Durante o balanço das três primeiras semanas de acompanhamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em 2016, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou dois casos de dengue contraídos no Estado: um em São Paulo das Missões, na Região Missioneira, e o outro em Guaíba, na Região Metropolitana. As informações são da Rádio Gaúcha.
O primeiro é de uma mulher de 40 anos, que teve os primeiros sintomas no dia 10 de janeiro e não havia saído do Estado nos 30 dias anteriores. O segundo também é de uma mulher, com 28 anos, que procurou atendimento em 13 de janeiro, também sem histórico de viagem.
Leia mais
Grupo prepara documento para reivindicar aborto em casos de microcefalia
OMS estima que quatro milhões de pessoas terão zika em 2016
Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika
Em 2016, já foram notificados 342casos de dengue no RS, sendo 20 confirmados (dois autóctones e 18 contraídos fora do Rio Grande do Sul). O número é quatro vezes maior do que no mesmo período de 2015.
As cidades que concentram o maior número de casos são Porto Alegre, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. No entanto, Engenho Velho, no norte gaúcho, é o município que tem o maior índice proporcional de casos suspeitos, com 143 para 100 mil habitantes.
Zika vírus
Apesar da confirmações dos primeiros casos de dengue contraídos no RS em 2016, o zika vírus é a que mais preocupa entre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em todo ano de 2015, houve 20 notificações no Estado. Apenas nas três primeiras semanas de 2016, o número já alcançou 29.
Leia mais sobre o zika vírus