Cirurgia durou 15 horas. Foto: Hospital Metodista de Houston/Divulgação
Leia mais notícias sobre saúde
Médicos do Hospital Metodista de Houston e do Centro de Câncer Anderson MD da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, realizaram com sucesso o primeiro transplante parcial de crânio e de couro cabeludo no mundo. Aos 55 anos, James Boysen é a primeira pessoa a receber simultaneamente o tecido craniofacial com transplante de rins e pâncreas.
Quatro meses após transplante de pulmão, mexicana tratada na Capital poderá ter vida normal
- Foi uma longa viagem e eu só tenho a agradecer a todos os médicos que realizaram os transplantes. Agora tenho mais uma chance para fazer as coisas que eu quero e estar com as pessoas que eu amo - diz Boysen, que trabalha como desenvolvedor de software em Austin, no Texas.
Em 2006, Boysen foi diagnosticado com leiomiossarcoma - câncer raro do músculo liso - no couro cabeludo. Após sessões de quimioterapia e radiação, o americano ficou com uma ferida profunda na cabeça, que atingia o couro cabeludo e toda a espessura do crânio até o cérebro. Em decorrência das complicações da doença, os rins e pâncreas de Boysen falharam, dificultando ainda a mais a sua situação.
Os medicamentos de supressão imunológica, que Boysen estava tomando para receber os órgãos, impediram que a sequela na cabeça melhorasse, o que levou os médicos a optarem pela combinação de cirurgias.
A cirurgia durou 15 horas e foi realizada no Hospital Metodista de Houston no final do mês de maio, menos de um dia após a equipe receber a confirmação de disponibilidade de órgãos. O complexo trabalho envolveu mais de 50 profissionais, entre cirurgiões plásticos e de transplante, um neurocirurgião, um anestesista e uma grande equipe de enfermeiros.
- A paciência, a coragem e o entusiasmo de James foi imprescindível - conta Jesse Selber, médico cirurgião idealizador do transplante do crânio e do couro cabeludo simultaneamente a outros órgãos.
Apesar da dificuldade do procedimento, a equipe médica se disse satisfeita ao observar os resultados da cirurgia.
Em vídeo, integrante da equipe do MD Anderson Cancer Center e o paciente transplantado falam sobre o procedimento. Assista (áudio em inglês):