Uma equipe com médicos americanos especializados em diversas áreas criou recomendações sobre a duração do sono específica para cada faixa etária. Os profissionais fazem parte da National Sleep Foundation.
Leia mais sobre Bem-Estar
A organização selecionou médicos especialistas em sono, anatomia e fisiologia - além de pediatras, neurologistas, ginecologistas e geriatras - para chegar a um consenso sobre a quantidade ideal de sono para cada idade. Foram criados nove grupos: recém-nascidos (de zero a três meses), bebês (de quatro a 11 meses), crianças (entre um e dois anos), pré-escolares (entre três e cinco anos), crianças em idade escolar (entre seis e 13 anos), adolescentes (de 14 a 17 anos), jovens (de 18 a 25 anos), adultos (de 26 a 64 anos) e idosos (a partir de 65 anos).
- Esta é a primeira vez que uma organização profissional desenvolveu durações de sono recomendadas específicas por idade com base em uma avaliação rigorosa, sistemática da literatura científica mundial - disse Charles A. Czeisler, presidente do conselho da National Sleep Foundation.
Confira as recomendações:
Legenda:
Azul escuro: horas de sono ideais
Azul claro: horas de sono consideradas aceitáveis
Amarelo: horas de sono não recomendadas