*Preparador físico, Christian Krause adora tirar pessoas do sedentarismo
Há muito tempo, as pessoas têm me perguntado qual o melhor esporte ou melhor atividade física. Qual gasta mais calorias? Qual me deixa mais forte ou mais magra? Qual é o mais prazeroso e o mais saudável?
São tantas as perguntas na expectativa de uma só resposta que, por vezes, torna-se difícil orientar a atividade certa e passar tal motivação.
De acordo com o objetivo de cada um e começando pelo principal, que é se mexer, o ideal seria conciliar o esporte ou a atividade física de sua preferência com exercícios de maior eficiência, como a musculação, o treinamento funcional, o pilates, a ioga, o boxe... Esses são exercícios que têm suas especificidades, mas, no geral, trabalham muito bem a força, a resistência, a coordenação, o equilíbrio, o condicionamento cardiovascular, a respiração, a postura, a flexibilidade e ainda aliviam o estresse.
Uma pessoa que gosta de correr, por exemplo - se ela conciliar a corrida com a musculação ou com o treinamento funcional, fortalecerá sua musculatura e suas articulações e, consequentemente, melhorará a sua performance.
Para alguém que gosta de jogar futebol, por que não utilizar um exercício específico que lhe prepare para entrar em um campo com um melhor condicionamento cardiovascular e correndo menos risco de sofrer uma lesão? Se adora dançar, com certeza terá maior motivação e melhor desempenho se tiver mais mobilidade e melhor postura. Associe, de repente, a dança ao pilates ou à ioga. Não esquecendo do surfe, do tênis, do vôlei, das lutas, entre outros, cada com suas características e seus benefícios.
Então, a ideia é que você procure uma atividade física, saia da frente do computador, descole do sofá, vá para a rua, para uma academia, para um estúdio ou um clube, enfim, faça seu esporte preferido e bem orientado. Leve sua família, o namorado, incentive os amigos, pense na sua saúde. Só não fique parado! Procure um profissional que você não vai se arrepender.