Com salários atrasados, os mais de cem médicos terceirizados do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, não realizarão as consultas e cirurgias agendadas a partir desta terça-feira (5). Apenas atendimentos de urgência serão mantidos.
A suspensão irá afetar procedimentos de cirurgia geral, cirurgia torácica, oncologia, urologia, oftalmologia, clínica geral e traumato-ortopedia.
De acordo com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), os profissionais estão sem receber 50% dos serviços prestados em julho e agosto. O pagamento do salário do mês de setembro, que vence dia 10 de novembro, também deve atrasar.
O ofício informando a suspensão das atividades foi encaminhado nesta segunda-feira (4) à direção do Hospital Nossa Senhora das Graças, prefeitura de Canoas, Conselho Regional de Medicina (Cremers) e à Promotoria de Justiça Cível de Canoas. Segundo a coordenadora da Região Metropolitana do Simers, Gabriela Schuster, os médicos só devem voltar a atender quando houver resposta sobre o pagamento.
Procurada pela reportagem de Zero Hora, a prefeitura do município informou em nota que os pagamentos foram feitos conforme o cronograma acordado com a direção do hospital. Novos repasses estão previstos para a semana. Além disso, não confirma a possibilidade de paralisação nos atendimentos e afirma que serão tomadas medidas jurídicas para garantir o funcionamento da instituição. A direção da instituição garante que o hospital está atendendo normalmente.
Confira a nota da prefeitura de Canoas
"A Prefeitura de Canoas informa que o repasse para pagamento dos profissionais CLTs está em dia. Em relação aos PJs, os repasses foram feitos conforme cronograma acordado com a direção do hospital, com novos pagamentos previstos para esta semana.
Sobre paralisação nos atendimentos eletivos, a direção do hospital não confirma esta possibilidade e que serão tomadas todos as medidas jurídicas para garantir o pleno funcionamento da instituição".