O baixo estoque de sangue no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comprometeu procedimentos eletivos de grande porte que seriam realizados na manhã desta sexta-feira (16). Já havia um alerta sobre essa possibilidade na tarde de quinta-feira (15), quando a instituição de saúde contava com apenas oito bolsas do tipo O-, que é doador universal. Os atendimentos urgentes, contudo, seguem sendo realizados normalmente.
Leo Sekine, chefe do Serviço de Hemoterapia do Clínicas, explica que dois pacientes que precisariam de sangue do grupo O tiveram suas cirurgias suspensas durante a manhã. Esses casos demandariam uma quantidade maior de material, portanto, não puderam ser contemplados. Entretanto, procedimentos de menor porte foram realizados.
De acordo com o HCPA, os profissionais de saúde avaliam caso a caso para definir quais procedimentos poderão ser realizados ou não. Essa definição depende do tipo sanguíneo do paciente e do porte da cirurgia. Então, se o cirurgião não se sentir confortável para operar sem ter uma reserva adequada de sangue, pode ser que o atendimento seja cancelado.
A instituição ressalta, contudo, que isso só se aplica aos procedimentos eletivos, que podem aguardar mais alguns dias para serem feitos. Ou seja, cirurgias de urgência estão mantidas e seguem sendo realizadas normalmente.
Conforme Sekine, o banco de sangue recebeu um movimento maior na manhã desta sexta, mas isso ainda não é o suficiente para recuperar todo o baixo estoque.
— Outros procedimentos que são urgentes não estamos cancelando. Estamos tendo essa ponderação para tentar hierarquizar as necessidades, de forma a atender aquilo que é obrigatório e urgente. Espero que com as doações que recebemos pela manhã já consigamos reverter, pelo menos em parte, esse cenário no período da tarde — destaca o chefe do Serviço de Hemoterapia.
A doação no Hospital de Clínicas é realizada no Banco de Sangue, localizado na rua São Manoel, bairro Rio Branco, 543 – segundo andar. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. As doações devem ser agendadas online pelo site. Para doar nos sábados, o agendamento tem que ser feito pelo telefone (51) 3359-8504.
Critérios para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter entre 16 e 69 anos. Candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 quilos, com desconto de vestimentas
- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação