Diante do cenário de crise, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre decidiu pelo cancelamento de todas as consultas e exames eletivos previamente agendados. A medida foi tomada, conforme a instituição, devido ao risco de desabastecimento de insumos e de água.
Os atendimentos de quimioterapia, radioterapia e diálise estão mantidos.
As consultas canceladas poderão ser remarcadas por meio do aplicativo Meu Clínicas ou, após a crise ser superada, presencialmente. O contato para informações é pelo número: (51) 3359-8000.
A média de consultas diárias do Hospital de Clínicas é de 2 mil atendimentos em período normal. Esta semana, por conta da enchente, a instituição já havia reduzido para cerca de mil, pois muitos pacientes precisaram reagendar por não conseguirem chegar na instituição. Com a nova medida, o Clínicas deve manter cerca de 700 atendimentos por dia, entre teleconsultas, consultas oncológicas e outras que não possam ser postergadas.
O HCPA destaca que monitora permanentemente a situação e atualiza suas determinações diariamente, como as relativas a regras para visitas, que estão restritas.