Canoas, na Região Metropolitana, reinaugurou nesta segunda-feira (20) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Niterói, localizada no bairro de mesmo nome, que não tinha atendimento desde 2019. A ideia inicial era que a unidade fosse reaberta no início do mês de maio, mas, por conta das inundações e com a suspensão do pedido de evacuação do bairro, foi possível reabrir nesta segunda. Conforme o Secretário de Saúde de Canoas, Mauro Sparta, a unidade será um apoio em atendimentos clínicos e pediátricos, visto que apenas a UPA da Boqueirão estava em atendimento na cidade.
— Nós estamos trabalhando muito no lado leste da cidade, que não foi invadido pelas águas, então hoje em Niterói nós estamos reabrindo esta Upa 24 horas. Isso nos ajuda muito, pois nós tínhamos quatro UPAs na cidade, três delas foram tomadas pelas águas porque estavam no lado oeste, só ficou a Upa da Boqueirão. Agora temos mais possibilidades que a população tenha oportunidades de consultas — diz Sparta.
Outras duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram prejudicadas pelas águas no bairro Niterói:
— Já iniciamos o tratamento de limpeza e os reparos para tentar colocá-las em funcionamento até o final desta semana, ofertando mais possibilidade de saúde pra população da nossa cidade.
Além da UPA Niterói, foi possível reabrir também duas Unidades Básicas de Saúde do bairro: a Fernandes e a Niterói passaram a funcionar desde às 8h da manhã desta segunda-feira.
Hospital de Campanha
Um novo Hospital de Campanha também começou a operar em Canoas - o terceiro na cidade e o segundo sob o comando da Força Aérea Brasileira (FAB). A instalação temporária de saúde está localizada ao lado do clube da Associação de Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre (CSSGAPA), junto da Base Aérea, no bairro Nossa Senhora das Graças.
O Hospital de Campanha da FAB oferece atendimento em clínica médica, ortopedia, pediatria, ginecologia e psiquiatria e procedimentos de baixa complexidade.
Com a perda temporária do Hospital de Pronto Socorro, localizado no bairro Mathias Velho, por conta das inundações, apenas o Hospital Nossa Senhora das Graças está atendendo as emergências em Canoas.