Os voos comerciais não começarão a ser usados a partir de segunda-feira (20) pela Base Aérea de Canoas. A possibilidade havia sido transmitida por representantes da Fraport para o comandante da Base Aérea de Canoas, tenente-coronel, Thiago Romanelli.
Somente nesta sexta-feira (17), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a proposta que permite operações com comercialização de passagens usando a área das Forças Armadas. Cabe agora à Fraport tomar as medidas necessárias para viabilizar estes voos.
Segundo a assessoria da empresa, o objetivo é buscar essas condições o quanto antes. Porém, não haverá comunicado oficial neste sentido antes de segunda.
A Base Aérea ainda não foi informada sobre o início das operações. Já a Associação Brasileira das Empresas Aéreas informa que as companhias seguem aguardando essa estruturação , que irá garantir a segurança operacional dos voos.
Cinco voos
Num primeiro momento, cinco aviões comerciais chegarão e outros cinco partirão de Canoas. Os horários sugeridos das viagens são: 8h, 10h, 12, 14h e 16h.
Os embarques e desembarques de passageiros vão ocorrer no Park Shopping Canoas, distante aproximadamente quatro quilômetros do terminal da Aeronáutica. Os passageiros serão embarcados em ônibus contratados pela Fraport, que farão estes deslocamentos necessários para as partidas e chegadas de aeronaves.
Há 15 dias, a capital gaúcha não recebe voos comerciais. A Fraport vai renovar a suspensão dos voos do Salgado Filho. A intenção foi combinada com a Agência da Aviação Civil (Anac).
Para que a medida seja efetivada, um comunicado, chamado de Notam, será publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. O documento irá ampliar em mais 90 dias o prazo de inatividade do terminal de Porto Alegre.