Elas estão relacionadas, mas têm causas diferentes. A rinite alérgica ocorre quando você respira algo ao qual é alérgico e, por isso, a parte interna do nariz fica inflamada e inchada. Já a sinusite é uma inflamação do revestimento interno dos seios da face, que pode ser aguda ou crônica. As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que causa sinusite
Quando os seios da face ficam bloqueados e se enchem de líquido, germes podem crescer no local e causar sintomas como dor de cabeça e secreções nasais amareladas. Este bloqueio dos seios da face da sinusite pode ser causado por resfriado comum, rinite ou pólipos nasais (pequenos caroços dentro do nariz).
Portanto, as duas condições estão ligadas entre si, já que a rinite alérgica faz com que o nariz fique entupido e, por sua vez, bloqueie os seios da face.
O que causa rinite alérgica
A rinite alérgica é desencadeada por alérgenos, que podem ser encontrados tanto em casa como na rua. Nos ambientes externos estão, por exemplo, mofo, pólen de grama e ervas daninhas como agentes causadores da rinite.
Também pode ser desencadeada por alérgenos encontrados no ambiente doméstico, como pelos de animais, mofo interno ou ácaros de pó doméstico. A classificação da rinite alérgica leva em consideração a intensidade dos sintomas e o impacto na qualidade de vida. De acordo com essas características, pode ser leve ou moderada/grave.
O processo alérgico causa sintomas como espirros, coriza e obstrução nasal, que atuam como uma defesa descontrolada do organismo perante irritações externas.
Tratamento
A sinusite aguda geralmente regride sem necessidade de tratamento específico. Já a sinusite crônica pode exigir antibióticos, descongestionantes ou sprays nasais de esteroides. No caso da rinite, o principal é evitar o contato com os irritantes.