A pneumonia é uma infecção respiratória aguda mais comumente causada por vírus ou bactérias. Pode desencadear de doenças leves a potencialmente fatais em pessoas de todas as idades. É a maior causa infecciosa de morte infantil no mundo. As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para entender os problemas da doença, lembre-se de que os pulmões são constituídos por pequenos sacos chamados alvéolos, que se enchem de ar quando uma pessoa saudável respira. Quando um indivíduo tem pneumonia, os alvéolos ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e limita a ingestão de oxigênio.
É transmitida por meio do contato direto com pessoas infectadas. As vacinas ajudam a prevenir a condição.
Sintomas da pneumonia
Dependendo da gravidade da pneumonia, os sintomas podem incluir:
- Tosse
- Falta de ar
- Febre, sudorese e calafrios
- Fadiga
- Dor no peito
- Náusea, vômito ou diarreia
- Confusão, especialmente em adultos mais velhos
Tratamento da pneumonia
A pneumonia pode ser tratada com antibióticos, se for bacteriana. A maioria dos casos de pneumonia requer antibióticos orais.
A hospitalização é recomendada apenas para casos graves de pneumonia. Descanso e bastante hidratação também podem ajudar as pessoas infectadas a se recuperarem mais rapidamente.
Como reduzir o risco de pneumonia
Pessoas de todas as idades podem reduzir o risco de pneumonia seguindo as seguintes recomendações:
Vacinação: a imunização contra Hib, pneumococo, sarampo, gripe e tosse convulsa (coqueluche) é a forma mais eficaz de prevenir a pneumonia.
Lavar as mãos: mantenha uma boa higiene e lave as mãos com frequência, especialmente ao cuidar de outras pessoas que estão doentes ou depois de assoar o nariz, para evitar que os germes se espalhem.
Atente aos fatores ambientais: reduza a poluição do ar de dentro de casa. Não fume.
E opte por um estilo de vida saudável: uma dieta saudável, aliada ao descanso e à prática regular de exercícios físicos, também ajuda a prevenir a pneumonia.