O número de médicos que trabalham no Rio Grande do Sul cresceu 51% entre 2011 e 2024. Os dados foram divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na última segunda-feira (8) e revelam que o Estado possui 37.368 profissionais. Isso significa que, em solo gaúcho, a cada mil habitantes, há 3,42 médicos disponíveis para prestar atendimento por grupo. Em 2011, eram 24.716 trabalhando no Rio Grande do Sul.
O levantamento Demografia Médica 2024 também mostra que 42% dos profissionais (isto é, 15.791) atuam na Capital e Região Metropolitana, enquanto 58% (21.577) exercem a função no Interior.
O estudo revelou ainda que, em todo o Brasil, há 575.930 médicos ativos. O número indica que há uma média de 2,81 profissionais a cada mil habitantes — a maior já registrada no país. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), o número é inferior à média de trabalhadores que exercem a atividade em Porto Alegre e Região Metropolitana — áreas onde são 11,82 profissionais para cada grupo de mil pessoas.
Mesmo que o número de médicos que atuam na Capital seja menor do que o do Interior, a média de densidade médica é superior, já que, no Interior, são 2,25 profissionais por mil habitantes.
Segundo o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, a criação de universidades e abertura de vagas em regiões distantes não geram um benefício aos municípios de pontos diversos do Interior que necessitam de profissionais para auxiliar a população. Na visão dele, os médicos procuram condições mais favoráveis ao exercício da atividade em cidades e até mesmo regiões que os beneficiem em situações de trabalho.
— A abertura de faculdades de Medicina não tem gerado benefícios, porque muitos profissionais acabam migrando para outras regiões e outros Estados. Esse aumento de vagas não serviu para melhorar a distribuição de médicos. Eles acabam indo para regiões com melhores condições de trabalho — detalhou.
Perfil dos profissionais
A pesquisa do Conselho Federal de Medicina também revelou outros dados sobre os profissionais que atuam no Rio Grande do Sul:
- Há equivalência no número de homens e mulheres que exercem a profissão: são 19.722 médicos e 17.646 médicas trabalhando no Estado.
- A média de idade é de 47,7 anos.
- A média do tempo de formado chega a 21,61 anos.
- No Estado, 24.318 médicos têm Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE), enquanto outros 13.050 não são especialistas.