O cidadão que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) sabe que agilidade e praticidade no atendimento são essenciais no dia a dia. No entanto, muitas vezes a burocracia acaba tornando esse processo moroso. Foi pensando em facilitar a vida dos pacientes que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) desenvolveu o aplicativo Meu Clínicas, disponível nos sistemas Android e iOS.
Desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 pela equipe interna de TI do Hospital de Clínicas, o aplicativo surgiu naquela época como uma solução inovadora, permitindo que os usuários do SUS tivessem acesso a uma série de serviços de forma simples e rápida, diretamente de seus celulares. Com a rápida adoção pela população, alcançando quase 1 milhão de usuários, o app se tornou um case de sucesso no atendimento ao cidadão.
— A gente precisava de uma ferramenta para, por exemplo, entregar receitas para os pacientes, fazer consulta remota, entre outras funções. A partir daí, começamos a ver quais eram as principais demandas dos pacientes para desenvolver no aplicativo e fomos aprimorando-o — explica Caroline Dalla Pozza, assessora-adjunta da Diretoria Administrativa do HCPA e uma das responsáveis pelo Meu Clínicas.
Na palma da mão
Por meio do aplicativo, os pacientes do Hospital tem na palma da mão serviços como consultas médicas remotas, conferir resultados de exames, comprar medicamentos com receita médica, agendar consultas, atualizar dados cadastrais, entre outras funcionalidades que agilizam o atendimento. O Meu Clínicas também facilita o atendimento à terceira idade, que demonstra aderência a sua utilização, sendo a maior parte dos usuários do aplicativo de idades mais avançadas.
— Antes, em muitas situações, era necessário que o paciente viesse até o hospital. Com o aplicativo, evitamos esse deslocamento desnecessário, além da questão da sustentabilidade ambiental. Outra questão a ser ressaltada é a utilização por parte de pessoas mais idosas, com a faixa etária predominante no aplicativo sendo de pessoas acima de 50 anos — conta a assessora.
É também devido aos usuários com dificuldade de deslocamento que a função de teleconsulta, disponível no app e realizada por um software próprio do HCPA, se tornou vital para garantir a qualidade no atendimento da população.
— Acho muito válida essa função, pois evita que eu precise ir até o posto para fazer uma simples consulta médica. Posso estar trabalhando, parar um pouquinho e ser atendida. É igual ao presencial, tu explica ao doutor como se sente, o que precisa e já é tudo encaminhado pelo aplicativo. Como eu tenho problema para sair de casa, me facilita muito — destaca Camila Modesto, moradora do bairro Petrópolis e usuária do Meu Clínicas.
Como utilizar o aplicativo?
- Para instalar o aplicativo, pesquise por Meu Clínicas na loja de aplicativos do seu aparelho (lojas iOS ou Android)
- Após baixá-lo, o paciente deve clicar em "Primeiro Acesso" e realizar o seu cadastro.
- Na página de cadastro, é necessário colocar dados como o Localizador HCPA (dado repassado pelo Hospital e que pode ser solicitado no próprio aplicativo), nome completo, CPF, RG, data de nascimento, telefone, e-mail e senha.
- Após o cadastro, o usuário precisa realizar a ativação no e-mail.
- Para entender melhor as funções, dentro do aplicativo existe uma seção chamada "Precisa de Ajuda?" com perguntas e respostas. Também é possível acessar os tutoriais de uso no site do Hospital.
*Produção: Murilo Rodrigues