A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (27), mais três mortes por dengue no Rio Grande do Sul, o que eleva para 45 o número de óbitos por conta da doença em 2024. Uma das vítimas é uma mulher de 27 anos, moradora de Canoas, na Região Metropolitana, que não tinha comorbidades declaradas. O óbito ocorreu no último dia 19.
A segunda morte informada é de uma mulher de 49 anos, de São Leopoldo, no Vale do Sinos, que não tinha doenças prévias. Ela morreu no dia 13 de fevereiro. Também foi divulgado o óbito de um homem de 77 anos, de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, ocorrida no domingo (24). Ele tinha comorbidades, segundo a SES.
O Estado tem 34.434 casos confirmados da doença neste ano, dos quais 29.239 autóctones, ou seja, contraídos fora do RS. Há 16,1 mil registros em investigação, segundo o painel da secretaria.
Nesta quarta, o Ministério da Saúde (MS) informou que distribuirá a vacina contra a dengue para mais 154 municípios de seis Estados. Nenhuma cidade do RS será contemplada. O lote faz parte da remessa destinada em fevereiro a 521 municípios selecionados para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A nova distribuição ocorrerá porque os municípios contemplados inicialmente não utilizaram os imunizantes, conforme o ministério.
Em 12 de março, o Estado decretou estado de emergência por conta da dengue. Ao menos 13 municípios gaúchos também já têm decretos locais: Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Cachoeirinha, Tenente Portela, Caxias do Sul, Três Passos, Espumoso, Redentora, Independência, Crissiumal e Uruguaiana.