Em etapa para ampliação do Programa de Atenção às Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), o governo do Estado confirmou nesta segunda-feira (5) a instalação de 28 novos Centros de Atendimento em Saúde (CAS) distribuídos pelo Rio Grande do Sul. Com isso, o TEAcolhe passará a contar com 51 CAS, oito Centros Macrorregionais e 30 Centros Regionais.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a seleção dos locais para instalação dos centros de atendimento levou em conta o posicionamento dos 23 espaços semelhantes que já operam no RS. Foram atendidas as regiões da Campanha e Fronteira Oeste, além de realizada uma ampliação do atendimento na Região Metropolitana (veja a lista completa abaixo).
Diferentemente do processo realizado em 2023 para criação dos primeiros CAS, que ocorreu por meio da abertura de um edital, a SES considerou critérios populacionais, demanda de assistência e atendimento, vazios assistenciais, judicialização, localização geográfica e serviços da rede. Além do encaminhamento pelas prefeituras, a pasta também realizou uma busca ativa por unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que poderiam ser transformadas em centros.
Nesta segunda-feira, foi realizada a assinatura das portarias e contratos para operação das estruturas. Superada esta etapa, caberá aos municípios realizarem a estruturação para a abertura.
— Cada centro terá o seu ritmo para começar a operar. Todos precisam apresentar os pré-requisitos, como a presença de profissionais com formação para atender o público com o espectro autista. Quando fizemos a seleção, questionamos o tempo máximo que eles precisariam para se organizar e chegamos ao prazo de 90 dias — ressaltou a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.
Ainda de acordo com a SES, o investimento total do programa TEAcolhe para este ano é de R$ 70 milhões. Cada um dos 51 Centros de Atendimento em Saúde receberá mensalmente R$ 80 mil. O restante do valor será distribuído entre os Centros Macrorregionais e Centros Regionais.
Locais que passam a operar como CAS no RS:
- APAE de Formigueiro
- APAE de São Vicente do Sul
- CAS da Prefeitura de Santiago
- APAE de Santana do Livramento
- APAE de Alegrete
- CAS da Prefeitura de Capão da Canoa
- APAE de Santo Antônio da Patrulha
- CAS da Prefeitura de São Francisco de Paula
- Clínica TEAme São Leopoldo
- CAS da Prefeitura de Sapucaia do Sul
- APAE de Sapucaia do Sul
- CAS da Prefeitura de Porto Alegre
- CAS da Prefeitura de Cachoeirinha
- Clínica URI de São Luiz Gonzaga
- CAS da Prefeitura de Salto do Jacuí
- APAE de Panambi
- APAE de Frederico Westphalen
- Instituto Pensare de Erechim
- APD de Carazinho
- CAS da Prefeitura de Soledade
- APAE de Constantina
- Associação Acreditar de Pedro Osório
- Centro de Reabilitação de Pelotas
- CAS da Prefeitura de Gramado
- Lorenzet Nova Prata
- APAE de Candelária
- APAE de Rio Pardo
- CAS da Prefeitura de Encantado