O Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, encerrará as operações de sua unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica a partir desta sexta-feira (1º), cinco meses e meio após a abertura do setor. Em nota, a instituição informou que o fim do serviço é decorrente da “ausência de fontes de recursos financeiros dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para a manutenção do serviço”. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os leitos faziam parte da Operação Inverno e contaram com repasses do município até 30 de setembro — após essa data, a responsabilidade passou a ser do hospital.
A nota da Associação Hospitalar Vila Nova afirma que o encerramento da UTI ocorre após diversos encontros com gestores de saúde, municipais e estaduais, com o objetivo de manter o serviço. “Esta decisão não foi tomada levianamente, mas sim como resultado de um exame minucioso das limitações orçamentárias enfrentadas”, justifica o texto.
— A UTI pediátrica foi aberta para a Operação Inverno, com custeio da SMS e da SES (Secretaria Estadual da Saúde), que terminou em 30 de setembro e mantivemos mais dois meses. Vai fechar temporariamente até março. Até lá, esperamos habilitá-la junto ao Ministério da Saúde — comenta Dirceu Dal'Molin, diretor da Associação Hospitalar Vila Nova.
A entrega dos 10 leitos pediátricos de UTI foi realizada em 16 de junho. A abertura contou com o empréstimo de equipamentos do governo do Estado, por meio do Programa Inverno Gaúcho com Saúde, da SES. No total, foram 10 respiradores, 10 monitores, 10 camas e 30 bombas de infusão destinados ao enfrentamento do aumento de casos de doenças respiratórias durante os meses de frio.
Confira a nota da Associação Hospitalar Vila Nova na íntegra:
"Após diversos encontros com os gestores de saúde, municipal e estadual, com o objetivo de manter o Serviço de UTI Pediátrico na Associação Hospitalar Vila Nova, informamos que devido à ausência de fontes de recursos financeiros dos gestores do SUS para a manutenção do serviço da UTI Pediátrico, vemo-nos obrigados a encerrar suas operações a partir de 01/12/2023.
Esta decisão não foi tomada levianamente, mas sim como resultado de um exame minucioso das limitações orçamentárias enfrentadas.
Entendemos o impacto que este fechamento poderá ter em nossa comunidade, bem como no trabalho de todos os profissionais envolvidos nesse serviço tão essencial. Ainda, fica o reconhecimento de todo comprometimento e dedicação de cada um da equipe assistencial e de apoio na prestação de cuidados de saúde excepcionais aos pacientes pediátricos e suas famílias ao longo destes meses.
Essa decisão é estritamente baseada na escassez de recursos financeiros e não reflete a qualidade ou importância do serviço prestado pela equipe. Continuamos comprometidos com a qualidade e excelência nos cuidados de saúde."