Três entidades apresentaram propostas para assumir a gestão do Hospital Universitário de Canoas. Os envelopes foram recebidos pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (22). Agora, os documentos serão analisados e o resultado preliminar deverá ser conhecido no dia 29, quando se saberá quais entidades foram habilitadas.
Em seguida, são previstas mais duas etapas para avaliar a capacidade técnica das candidatas e as propostas financeiras. A expectativa da prefeitura de Canoas é de anunciar a vencedora em março de 2024.
Apenas uma instituição gaúcha apresentou proposta, a Fundação de Saúde, de Sapucaia do Sul. As outras duas candidatas são a Associação Saúde em Movimento, da Bahia, e a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, de São Paulo.
Na licitação, a prefeitura se propõe a pagar mais de R$ 210 milhões por 12 meses para que uma das instituições assuma a estrutura do hospital e operacionalize o pagamento de salários, medicamentos e outros custos. Os critérios de escolha serão por técnica e preço global.
O edital exige que a contratada tenha experiência em serviços de saúde em alta e média complexidade, com administração de hospital geral com no mínimo 200 leitos.
A ação é uma das 10 medidas emergenciais anunciadas pelo então prefeito Jairo Jorge, no início de novembro, para conter a crise no hospital — Jairo foi afastado do cargo pela Justiça Federal e, na última terça-feira (19), o vice-prefeito Nedy de Vargas assumiu a prefeitura.