Um dia após receber alta hospitalar, o vice-prefeito Nedy de Vargas (Avante) assumiu a prefeitura de Canoas nesta terça-feira (19), em sessão presencial na Câmara de Vereadores. Desde o final de novembro, quando Jairo Jorge (PSD) foi afastado por decisão da Justiça Federal, a prefeitura de Canoas era administrada pelo presidente da Câmara, vereador Cris Moraes (PV).
A prefeitura afirmou à coluna que o prefeito em exercício está cumprindo agendas em Brasília e retorna ao Estado na quarta-feira (20), quando teria condição de transmitir o cargo a Nedy. A atual administração ressalta que não foi informada sobre a posse do vice na Câmara de Vereadores (leia, abaixo, a íntegra da nota).
Nedy contra-argumenta dizendo que a posse está respaldada em despacho assinado pela juíza Adriana Rosa Morozini, no dia 4 de dezembro. O entendimento do vice-prefeito é de que a decisão da magistrada assegura que a posse deve ser feita pela Câmara.
— Eu tenho absoluta certeza de que vou tomar posse hoje (terça-feira). Se neste país nós não obedecermos as decisões judiciais, o que podemos esperar da democracia? — questiona.
Se a posse for confirmada, Nedy planeja começar a despachar da prefeitura a partir da quarta-feira (20). A primeira medida será a revisão do organograma da administração municipal, com a alteração de titulares das secretarias nomeados por Jairo. Nedy ainda não adianta quais nomes serão trocados.
— Alguns permanecem, outros não. As pessoas que estavam trabalhando na prefeitura trabalhavam com o prefeito Jairo Jorge, eram da confiança dele. Agora vou assumir e tenho de trazer pessoas da minha confiança. Canoas passou por uma turbulência originada por investigação de corrupção. Tenho que estar atento para que não ocorra mais corrupção — observa Nedy.
Rompido politicamente com Jairo, Nedy passou 68 dias internado na Santa Casa de Porto Alegre para realizar cirurgia cardíaca e recuperar-se do procedimento.
Quando Jairo foi afastado do cargo, assessores do vice-prefeito foram à prefeitura em busca do livro ata com o objetivo de dar posse imediata a Nedy. No entanto, servidores municipais alegaram que o livro oficial não poderia ser retirado do município sob risco de ilegalidade.
Confira a nota enviada pela prefeitura:
O procedimento adotado pela Prefeitura, obedecendo a Lei Orgânica do Município, é o da transmissão de cargo, realizado pelo prefeito interino, atualmente o vereador e presidente da Câmara, Cris Moraes, ao vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques. Isto já está sendo preparado, seguindo o rito padrão, para que se realize tão logo Moraes retorne de Brasília, onde está cumprindo agendas relevantes em busca de recursos para o município no Ministério da Saúde, da Justiça, FNDE, entre outras. Em relação a qualquer outra forma de transmissão de cargo, a Prefeitura desconhece, pois não foi formalizada e, portanto, não pode se manifestar.