O Grupo Oncoclínicas — o maior da América Latina quando o assunto é câncer — escolheu Porto Alegre para receber o segundo Centro OC Mulher. O serviço oferece cuidado integral a mulheres na prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores. O lançamento da novidade ocorreu na noite desta segunda-feira (21), em coquetel para convidados no Instituto Caldeira, no bairro Navegantes.
De acordo com o Grupo Oncoclínicas, a partir de consultas agendadas, as pacientes têm acesso a profissionais especializados em saúde da mulher e oncologia mamária e ginecológica, além de profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia, fertilidade e odontologia. Os atendimentos são particulares e por convênios.
— Nossa intenção é criar uma estrutura e uma série de processos que consigam atender todas as necessidades de uma forma integrada e ágil. Uma situação de câncer exige rapidez porque, com um diagnóstico desses, existe uma angústia e uma ansiedade sobre como as coisas vão acontecer — explicou o médico oncologista Carlos Barrios, um dos líderes do projeto, que já existe também em Belo Horizonte, em Minas Gerais, desde abril.
A estrutura do Centro OC Mulher é composta por duas áreas, uma especializada em câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil, e outra, voltada a tumores em geral. Entre os serviços oferecidos estão exames de imagem e laboratório, patologia, quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e radioterapia
— A gente pretende atender não só a necessidade médica, mas toda a necessidade paralela do ponto de vista de psicologia, de odontologia, de nutrição, de fisioterapia, de fertilidade, todas as áreas importantes para que as mulheres consigam enfrentar essa situação da melhor maneira possível —acrescentou Barrios.
O Centro OC Mulher está na unidade do Oncoclínicas da Avenida Praia de Belas, número 1.212, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.