Após três meses, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou neste domingo (20) a Operação Inverno, iniciativa adotada a partir de 20 de maio para desafogar as emergências e unidades de pronto atendimento. Durante esse período, unidades de saúde foram abertas durante os finais de semana para atendimento da população.
Foram mais de dez mil consultas médicas e de enfermagem, mais de 15 mil aplicações de vacinas e 8,5 mil pessoas que receberam medicamentos.
— A gente conseguiu colocar o paciente certo no lugar certo. Pessoas menos graves deixaram de procurar UPAs e emergências e isso fez com que os profissionais pudessem se dedicar mais aos pacientes que a gente considera de maior gravidade — avaliou o secretário municipal de saúde, Fernando Ritter.
O titular da SMS avaliou que a demanda de atendimento aos finais de semana estava caindo, já que no início da operação mais de 500 pessoas eram atendidas, contra 326 neste sábado e domingo.
— A gente entende que dá pra suspender a partir da próxima semana, monitorar caso a gente perceba necessidade, a gente volta a reabrir o serviço sem problema nenhum e vamos focar em outras ações — concluiu Ritter.
Entre as ações que devem ser anunciadas ao longo da semana estão um mutirão de consultas especializadas e de exames clínicos para reduzir a fila.