Tem boa notícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A instituição teve duas demandas na área da inteligência artificial (IA) selecionadas pela Finep - principal agência federal de fomento a projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O órgão vai aplicar R$36 milhões em startups que resolvam desafios tecnológicos usando a IA no Brasil. No caso do Clínicas, que terá R$ 8 milhões, a meta é selecionar empresas para desenvolver soluções tecnológicas em duas áreas: 1) exames de raio X de tórax e 2) órteses, próteses e materiais especiais.
os projetos, segundo o professor Hugo Goulart Oliveira, coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do HCPA, serão fundamentais para agilizar o trabalho dos médicos e melhorar a segurança dos pacientes.
O primeiro projeto chama-se “Deep Radio” (algo como “radiologia profunda”). Hoje, o hospital realiza, em média, 20 mil exames de imagem por mês, metade deles de raio X, sendo um terço de tórax.
O alto volume gera filas para a elaboração dos laudos médicos, impactando no tempo de espera. A ideia é usar a IA para ajudar os médicos e, assim, acelerar o processo, priorizando os casos mais urgentes.
O outro projeto chama-se “Comply” (“cumprir”) e vai ajudar os profissionais da instituição na busca e aquisição de OPME (como são chamadas as órteses, próteses e afins) junto
ao mercado, para procedimentos cirúrgicos. O objetivo também é qualificar e agilizar o trabalho, para evitar atrasos em cirurgias.
— Muito em breve, teremos as startups trabalhando aqui dentro conosco. Isso é ótimo, e as soluções que serão desenvolvidas ainda poderão ser utilizadas por outros hospitais — destaca Oliveira.
O edital para selecionar as empresas será lançado ainda neste mês e a expectativa é de que o trabalho se inicie até o fim de 2023.