A Farmácia Distrital Santa Marta, na Rua Capitão Montanha, no centro de Porto Alegre, foi fechada no início da tarde desta sexta-feira (18). Segundo a prefeitura, o motivo é uma reforma interna. A reabertura está prevista para 29 de agosto, às 13h.
A reforma deverá ampliar o número de guichês de atendimento, que passará de seis para oito. Além disso, serão instalados dois computadores e scanners para a digitalização de receitas. A prefeitura também promete melhorias na acessibilidade do espaço.
Nesta sexta-feira, a reportagem de GZH encontrou um aviso colado na parede da entrada da farmácia, comunicando o fechamento temporário. Entretanto, algumas pessoas chegaram a ir até o local durante a tarde e se depararam com as portas trancadas, como uma jovem que disse ter procurado a Farmácia Distrital Santa Marta por orientação da enfermeira do centro de saúde ao lado.
— Eu vim fazer um exame preventivo aqui. A enfermeira disse que eu poderia passar aqui para pegar o medicamento. Aí eu vim e a farmácia está fechada. Eu não sabia e, possivelmente, a enfermeira também não sabia, porque ela me orientou a vir aqui. Felizmente, consigo ir em uma farmácia comprar medicação — comentou a jovem, que preferiu não se identificar.
Referência
De acordo com a prefeitura da Capital, enquanto a Farmácia Distrital Santa Marta permanecer fechada, a referência mais próxima para a população é a unidade do Centro de Saúde Modelo, na Rua Jerônimo de Ornelas.
A Farmácia Distrital Modelo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. No entanto, o público pode retirar os remédios em qualquer unidade de Porto Alegre. As farmácias distritais distribuem diversos medicamentos gratuitamente. O Centro de Saúde Santa Marta, ao lado da farmácia fechada, segue com funcionamento normal.