Devido aos transtornos provocados pelo ciclone extratropical, unidades de saúde de Porto Alegre, da Região Metropolitana, do Vale do Sinos e do Litoral Norte suspenderam parcial ou totalmente os serviços nesta sexta-feira (16).
Em Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nove unidades de saúde estão fechadas. Não há previsão de retorno às atividades normais nesta sexta-feira. A maior parte das demais unidades de saúde enfrenta problemas de falta de energia elétrica ou internet, mas segue recebendo o público para escuta e orientação. O atendimento está restrito a casos agudos.
Unidades de saúde fechadas em Porto Alegre
- Morro dos Sargentos
- Lami
- Paulo Viaro
- Laranjeiras
- Esperança Cordeiro
- Vila Elizabeth
- Ilha da Pintada
- Ipanema
- Farrapos
Unidades de saúde com atendimento normal na Capital
- Modelo
- Santa Tereza
- Cruzeiro do Sul
- Santa Marta
- Graciliano Ramos
- Divisa, São Gabriel
- Aparício Borges
- Farmácia Distrital Modelo e Farmácia Distrital Santa Marta
Outras cidades
Um dos casos mais graves fora de Porto Alegre é o do Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, que ficou totalmente alagado na noite de quinta-feira (15). Água entrou pelas janelas, alagando os corredores. A direção do hospital pede que a população que precisa de atendimento se dirija a outros locais.
Em São Leopoldo, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não conseguiram abrir, e os profissionais foram deslocados para pontos de apoio que receberão a população. A UPA Zona Norte e Hospital Centenário atendem normalmente.
Em Viamão, duas unidades básicas de saúde (UBS) enfrentam problemas: a UBS Augusta Meneguini (Av. Teodoro Luiz de Castro, 950) está fechada por estar alagada, e a UBS Capão da Porteira (RS 040, km 47, parada 133), perto de Capivari, foi destelhada e não abrirá.
Sapiranga, no Vale dos Sinos, também tem restrições. O Arroio Sapiranga, que atravessa a região central da cidade, transbordou, causando alagamentos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, na Av. Mauá, foi atingida e não está operando. Durante a madrugada, dois pacientes que estavam em atendimento foram resgatados de bote e transferidos para o Hospital Sapiranga (Rua Getúlio Vargas, 527). Casos de emergência devem ser direcionados ao hospital e à UBS Centro (Av. João Corrêa, 1.658).