O Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, ficou totalmente alagado na noite de quinta-feira (15) em função da passagem do ciclone extratropical que atua nos litorais gaúcho e catarinense. Pelas imagens, é possível ver a água entrando pelas janelas, deixando os corredores completamente alagados.
A direção do hospital orienta que as pessoas procurem outras unidades de saúde. Em nota, divulgada na manhã desta sexta (16), foi informado que "nenhum paciente em atendimento na instituição precisou ser remanejado" (leia abaixo).
Diversas ruas do município registram pontos de alagamentos, e tampas de bueiro transbordaram.
"NOTA OFICIAL
O Hospital Santa Luzia, localizado em Capão da Canoa, informa que está em restrição de atendimento na manhã desta sexta-feira (16), para avaliação de estragos e ajustes na operação em razão do ciclone extratropical que atingiu o Litoral Norte e outras regiões do Estado na noite de quinta-feira e nesta madrugada. O tomógrafo, muito utilizado em atendimento de casos na Emergência, precisou ser desligado. Procedimentos eletivos também foram cancelados.
Pensando na segurança dos pacientes e desde já agradecendo a compreensão da população, a direção pede que outros serviços de saúde da rede municipal sejam procurados nesta manhã. A previsão é de que o atendimento volte ao normal à tarde. A direção informa ainda que nenhum paciente em atendimento na instituição precisou ser remanejado.
Capão da Canoa, 16 de junho de 2023
Direção do Hospital Santa Luzia"
Outros estragos na cidade
O forte vento e as chuvas causaram diversos danos nas vias de Capão da Canoa. Em um comunicado por meio das redes sociais, a prefeitura informou que equipes de apoio de outras secretarias e da Defesa Civil começaram atendimento às emergências na noite de quinta-feira (15), para tentar minimizar os estragos causados pelo ciclone.
"Criamos uma força-tarefa com o objetivo de atender as demandas e emergências causadas pelas chuvas e o forte vento. Nossas equipes desde a noite de ontem (quinta), não estão medindo esforços para atender a comunidade. Pedimos que todos os que necessitam de ajuda, procurem a Defesa Civil pelo fone: 99206-9452, bem como as nossas secretarias. Juntos vamos amenizar os prejuízos deste ciclone", destacou o prefeito Amauri Germano.