Na madrugada desta sexta-feira (16), o alagamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Sapiranga levou o Corpo de Bombeiros local a resgatar dois pacientes com botes. A cidade é uma das afetadas pelas enchentes provocadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do Rio Grande do Sul. Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Sapiranga.
Segundo a prefeita de Sapiranga, Carina Nath, os atendimentos de urgência e emergência na cidade estão sendo realizados no Hospital Sapiranga e nos postos de saúde. A prefeitura alerta que precisa de doações de colchões, cobertores, alimentos e água para atender às famílias afetadas, na Secretaria de Assistência Social do município.
As regiões mais atingidas são Litoral Norte, Serra, vales do Sinos, Paranhana e Caí, e Região Metropolitana. Segundo a CEEE Equatorial e a RGE, são 460 mil clientes sem energia elétrica no Estado.
Há registros de inundações, deslizamentos e quedas de árvores e postes, além de diversos bloqueios em rodovias, e dezenas de cidades cancelaram aulas.