Moradores de Esteio, na Região Metropolitana, que aguardam na fila para uma cirurgia de correção da catarata participam a partir desta terça-feira (14) de um mutirão para realização do procedimento. Conforme a Secretaria Municipal de Esteio, serão realizadas 400 cirurgias durante cinco dias entre o final do mês de abril e início de maio.
O procedimento será realizado com recursos da prefeitura. De acordo com a secretaria, serão investidos R$ 393,7 mil no projeto. Neste primeiro momento, as pessoas que já consultaram em uma Unidade de Básica de Saúde (UBS), e receberam orientação para a cirurgia, serão chamadas para a consulta pré-operatória. Depois, ocorrerá a marcação do procedimento, que será feito no Hospital São Camilo.
De acordo com a secretaria, Esteio registra atualmente uma fila de espera de 454 pessoas para cirurgias de catarata. O município afirma que o procedimento é de responsabilidade do Governo do Estado, mas não vinha sendo realizado.
Além disso, a secretaria ressalta que há uma grande demanda represada ainda por conta da pandemia da covid-19, que fechou blocos cirúrgicos e cancelou intervenções eletivas em diferentes momentos.
No ano passado, a secretaria municipal já havia autorizado a realização de outras 175 operações de catarata em uma clínica contratada pela prefeitura localizada no município de Canoas.