Uma nova distribuição de vacinas bivalentes contra a covid-19 aos municípios gaúchos ocorrerá nesta quinta-feira (23) pelo governo do Estado. A Secretaria Estadual da Saúde enviará às coordenadorias regionais da saúde 97,2 mil doses. Após o encaminhamento às coordenadorias, será feita a separação para que os municípios possam retirar a quantidade prevista para cada um.
Essa é a terceira entrega do novo imunizante em solo gaúcho. As outras duas ocorreram nos dias 10 e 14 deste mês, respectivamente.
A vacina bivalente tem proteção ampliada, contemplando variantes surgidas no decorrer da pandemia de coronavírus. Em novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas fórmulas bivalentes do laboratório americano Pfizer: além da Ômicron original, as doses protegem contra agravamento da doença provocada pelas subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5.
Em Porto Alegre, a aplicação da bivalente iniciou no último dia 14. Desde então, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão aplicando doses em moradores e trabalhadores das ILPI. O município afirmou que, após o recebimento do novo lote, será discutida a possibilidade de ampliar o público.
As demais vacinas contra o coronavírus continuam sendo efetivas na prevenção de casos graves e óbitos. Além do esquema primário, a população precisa estar com as doses de reforço previstas para sua faixa etária em dia. Para receber a nova vacina, é necessário ter feito pelo menos duas doses de outro imunizante contra a covid-19.