Iniciou nesta terça-feira (14), a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 no Rio Grande do Sul — o imunizante combate a cepa original do Sars-Cov-2, mas também a variante Ômicron em suas subvariantes BA.1, BA.4 e BA.5. O público-alvo inicial são moradores de asilos e casas geriátricas. Em Porto Alegre, a ação ocorreu no Asilo Padre Cacique.
Inicialmente prevista para começar na quarta-feira (15), a Capital antecipou a aplicação após a chegada da remessa de 4.512 doses da Pfizer na segunda. Nesta manhã, 93 idosos do Asilo Padre Cacique, além de funcionários, foram imunizados. Os moradores já estavam com a quarta dose aplicada, portanto, receberam a quinta imunização.
Altair Carpes Guedes, 77 anos, foi um deles. Sorridente, o idoso incentivava os profissionais do asilo que chegavam para tomar a vacina.
— Estou muito feliz. Acho que se tem a vacina disponível, todos temos que fazer. É muito importante — salientou.
A vacinação com a dose bivalente segue a partir de quarta-feira em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Ao todo, serão 8,4 mil pessoas contempladas nesta etapa em Porto Alegre.
Combinada com a variante Ômicron na composição, a dose oferece ainda mais proteção contra a covid-19. Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas fórmulas bivalentes do laboratório americano. Além da Ômicron original, as doses protegem contra agravamento da doença provocada pelas subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5.
O atendimento dos grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina. Especialistas mantêm a orientação para que o restante da população continue se vacinando, principalmente quem não atualizou as doses de reforço. Confira onde se vacinar aqui.