A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre vai começar a aplicação de doses contra a covid-19 da vacina bivalente nesta terça-feira (14). A Capital antecipou o início da aplicação, antes prevista para a quarta-feira (15), devido à chegada da primeira remessa do imunizante da Pfizer ter sido recebida na manhã desta segunda-feira (13) possibilitando a separação das doses. O Asilo Padre Cacique será o primeiro local a receber as equipes de saúde da prefeitura.
Porto Alegre recebeu uma remessa com 4.512 doses que serão destinadas exclusivamente a residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). De acordo com a prefeitura, o público estimado nesta turma é de 8,4 mil pessoas na Capital. O atendimento dos grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) será realizado de forma sequencial, mediante recebimento de doses da vacina.
O imunizante bivalente, da Pfizer-Biontech, tem proteção ampliada, contemplando variantes surgidas no decorrer da pandemia de coronavírus. Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas fórmulas bivalentes do laboratório americano. Além da Ômicron original, as doses protegem contra agravamento da doença provocada pelas subvariantes BA.1 e BA.4/BA.5.
As vacinas atuais continuam sendo efetivas na prevenção de casos graves e óbitos. Além do esquema primário, a população precisa receber as doses de reforço previstas para cada faixa etária, que seguem sendo oferecidas diariamente pela prefeitura.