O Hospital Mãe de Deus inaugurou uma emergência cirúrgica nesta quinta-feira (1) em Porto Alegre. O foco do espaço é oferecer uma atuação imediata em casos cirúrgicos, visando um atendimento qualificado e humanizado. O principal diferencial da emergência é o encaminhamento mais rápido na presença de alguns sintomas e patologias, por meio de um fluxo específico.
De acordo com a instituição, a partir de agora, quando chegarem ao Mãe de Deus pacientes com queimaduras, dores abdominais e traumas cirúrgicos, entre outros acometimentos, poderão ser encaminhados para um cirurgião assim que passarem pela triagem. Com isso, o hospital busca cada vez mais se tornar o atendimento emergencial mais rápido do sul do país.
— Com esse direcionamento de fluxo e cirurgião 24 horas, qualificamos ainda mais a experiência assistencial do paciente, que precisa esperar menos tempo para resolver seu quadro — explica o diretor de operações do Hospital Mãe de Deus, Clayton Moraes.
A entrega da nova emergência é possível também por um investimento feito no primeiro semestre do ano. Com a reforma de nove salas e entrega de outras quatro novas para procedimentos de alta complexidade, o hospital duplicou a capacidade de atendimento no bloco cirúrgico.
— Nosso dia a dia é transformar a vida das pessoas cuidando da saúde delas com resolubilidade e acolhimento. As qualificações de estrutura e fluxo são parte disso. Na emergência do Mãe de Deus, já são sucessivas movimentações com esse olhar — afirma o diretor-geral do HMD, Rafael Cremonese.
Para os pacientes desses casos cirúrgicos, a porta de entrada segue a mesma da emergência, na Rua José de Alencar. No relato feito na triagem, de acordo com o quadro de sintomas, é estabelecido o fluxo de atendimento.