Quase 50 anos depois, pesquisadores estão próximos de uma vacina contra a dengue. O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Instituto Butantan, de São Paulo, estão desenvolvendo um imunizante contra a doença e precisam de voluntários para participar da fase final dos testes. Os interessados devem ser saudáveis, com idade entre 18 e 59 anos e ainda não ter tido contato com o vírus da dengue.
O levantamento será feito a partir da testagem de 350 voluntários de Porto Alegre e outros 350 de Pelotas. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário disponível no site do São Lucas. Após o preenchimento, a equipe responsável pela seção avaliará as inscrições e chamará aqueles que se encaixam nos critérios para realizar exames clínicos e receber a vacina.
A cada seis voluntários, um receberá placebo — substância sem medicação. Os participantes só serão informados sobre qual vacina receberam ao final da análise dos dados.
– Em 2016, iniciamos o estudo da vacina contra a dengue em parceria com o Instituto Butantan e vários centros de pesquisa no Brasil. Esse estudo deve trazer uma vacina muito importante para a prevenção da doença – afirma o infectologista coordenador do estudo e diretor técnico do Hospital, Fabiano Ramos.
O especialista explica que o imunizante foi desenvolvido a partir do vírus atenuado, ou seja, enfraquecido.
Em 1970, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil voltou a ter casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti depois de o mosquito ter sido erradicado em 1955. Desde então, cientistas e pesquisadores trabalham para desenvolver uma vacina contra essas doenças, principalmente a dengue.
Neste ano, a doença teve um aumento considerável de casos. Até a semana do dia 26 de novembro, o Rio Grande do Sul tinha registrado 66,3 mil casos confirmados. No mesmo período do ano passado, o número era de 10,5 mil. Somente em Porto Alegre, de janeiro até o fim de novembro de 2022, o número de casos confirmados foi superior a 37,6 mil. Em 2021, neste mesmo período, a cidade tinha registrado apenas 128 confirmações.
Eventuais dúvidas sobre o teste de vacinas realizado pelo Hospital São Lucas podem ser esclarecidas pelos telefones (51) 3320-3260 ou (51) 3320-5610, em horário comercial.