Mais de 90% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul registraram infestações do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, em 2022. São 453 cidades, ou seja, 91%, segundo o painel de monitoramento do RS, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Segundo Cátia Fraveto, especialista em saúde da SES e responsável pelo programa das arboviroses do RS, a probabilidade de casos nos municípios com a presença do mosquito é maior. Há também uma alerta, caso a população não siga as recomendações, para um possível aumento no número de contaminações com as altas nas temperaturas:
— A rede de saúde está sensível. A gente está em alerta porque sabemos que o mosquito é mais ativo no calor — relata Cátia.
Em relação ao contágio, são 329 cidades gaúchas com confirmação de casos. O Estado já contabilizou, desde o começo do ano, 97.114 notificações de dengue, sendo 66.014 confirmados. Desses, 56.926 são autóctones — ou seja, contraídos dentro do próprio território gaúcho. Ao menos 27.852 suspeitas foram descartadas. Os dados são do Boletim Epidemiológico da SES e foram divulgados em 5 de novembro.
Esses são os mais altos números já registrados desde 2000, quando a série histórica de monitoramento da doença começou. Em todo o ano passado, foram 10,5 mil casos. Em 2020, 3.435 contaminações.
O número de óbitos neste ano continua 66 desde o mês de julho (confira a lista abaixo). Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, continua o município com maior número de mortes por dengue, com nove. Depois, vem Igrejinha, no Vale do Paranhana, com seis, e Porto Alegre, com quatro.
Os casos confirmados de dengue registrados no RS apresentaram sintomas como febre, mialgia e cefaleia. Entre outros sinais possíveis estão náuseas, dor nas costas, dor retro-orbital, vômitos, artralgia, exantema e artrite.
Segundo Cátia, a recomendação é que se houver sintomas, que a pessoa procure um médico imediatamente.
Cidades com óbitos por dengue em 2022
- Ametista do Sul — 1
- Boa Vista do Buricá — 2
- Cachoeira do Sul — 3
- Chapada — 1
- Condor — 1
- Cristal do Sul — 1
- Dois Irmãos — 1
- Erechim — 1
- Estância Velha — 2
- Estrela — 1
- Horizontina — 5
- Igrejinha — 6
- Independência — 1
- Jaboticaba — 3
- Lajeado — 5
- Nova Candelária — 1
- Nova Hartz — 1
- Novo Hamburgo — 9
- Novo Machado — 1
- Parobé — 2
- Porto Alegre — 4
- Putinga — 1
- Rondinha — 4
- Santa Rosa — 1
- São Leopoldo — 4
- Sapucaia do Sul — 1
- Seberi — 1
- Três Coroas — 1
- Uruguaiana — 1