Entra nos próximos dias na conta do município de Bento Gonçalves o valor de R$ 3,65 milhões para obras de ampliação do novo hospital da cidade. A portaria destinando os recursos do governo do Estado foi assinada nesta quinta-feira (1º). O complexo junto à unidade de pronto atendimento (UPA) está em construção desde 2011.
Conforme o prefeito de Bento, Diogo Siqueira, o montante será utilizado na construção de 15 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva). Hoje, o hospital passa por reformas em algumas áreas, como a de internações e da base do Samu, e ainda não há data para estar 100% concluído, diz o chefe do Executivo.
A expectativa do prefeito é que as primeiras cirurgias eletivas sejam realizadas já no próximo ano. De acordo com Siqueira, 4 mil procedimentos estão na fila de espera.
— Apresentamos a demanda ao governo do Estado e a secretária da Saúde (Arita Bergmann) esteve duas vezes em Bento, visitando a área, e sabia dos gargalos. O novo hospital representa uma grande conquista para a região. Dependemos muito ainda de Caxias e Porto Alegre — destaca.
Os recursos são oriundos do programa Avançar na Saúde. O novo complexo atenderá 100% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecerá leitos de UTI para toda a região, o que representa cerca de 300 mil habitantes, segundo a secretaria da Saúde do município.