A partir da próxima segunda-feira (7), o uso de máscara nos estabelecimentos de serviços de saúde públicos e privados deixa de ser obrigatório em Porto Alegre. Conforme a prefeitura de Porto Alegre, o uso do equipamento de proteção seguirá apenas como uma recomendação.
A mudança na regra foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre nesta sexta-feira (4). Conforme o executivo, a decisão foi baseada em um parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - que avaliou a situação epidemiológica atual, os índices de vacinação na Capital e a legislação em vigor no Rio Grande do Sul.
Este era o último setor onde ainda havia uma regra para uso obrigatório da máscara. No parecer da SMS, no entanto, segue a recomendação para o uso do equipamento, não só nos estabelecimentos de saúde, mas também para gestantes; pacientes vulneráveis como imunodeprimidos, em tratamento de doenças oncológicas e com doenças crônicas; em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs);e no transporte público.
A última flexibilização em Porto Alegre relacionada à pandemia ocorreu em 12 de agosto, quando a máscara no transporte público deixou de ser obrigatória.