Um novo lote com vacinas contra covid-19 chegou ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (22). A nova remessa traz 46.310 doses de CoronaVac, que serão distribuídas aos municípios gaúchos.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que as prefeituras já poderão fazer a retirada a partir desta tarde. Para os municípios que não puderem buscar, a SES fará o envio a partir de quarta-feira. O Estado já tem, também, mais estoque de doses da Pfizer e garante que nenhuma cidade ficará desabastecida.
Nesta terça-feira, estão sendo distribuídas de mais de 200 mil doses de vacinas contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. De acordo com o governo estadual, serão atendidos todos os municípios que fizeram solicitação referente a doses para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos de idade.
No total, são 143 mil doses de Pfizer adulto, 14 mil de Pfizer para adolescentes, 21 mil de Pfizer infantil (5 a 11 anos) e 23 mil doses de Coronavac (para crianças de 3 e 4 anos). As quantidades por cidade foram definidas de acordo com as solicitações que as secretarias municipais fizeram ao Estado.
As vacinas são bastante aguardadas por cidades como Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha, na Região Metropolitana, que desde sexta-feira (18) interromperam a vacinação para pessoas a partir de 12 anos por falta de imunizantes. Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo e Sapiranga foram adicionadas à lista de cidades que anunciaram a medida na segunda-feira (21).
Por enquanto, nessas cidades, está mantida a vacinação em crianças entre três e 11 anos com a Pfizer pediátrica. De acordo com o governo estadual, a coordenadoria que representa a região já receberá as doses nesta terça-feira.
Na avaliação da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a falta de doses ocorreu em razão da diminuição do volume encomendado pelas prefeituras com a queda na procura. Como cenário mudou e há uma demanda maior, ocorreu a escassez, ainda que o Estado não estivesse desabastecido.
Caso seja preciso, mais doses poderão ser enviadas para a cidade que solicitar. Além disso, semanalmente, as 18 coordenadorias regionais de saúde recebem novas doses, onde os municípios podem fazer a retirada.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda reforça a orientação para que a população busque as unidades de saúde e fique com a vacinação em dia para maior proteção diante do aumento de casos da doença. Conforme a pasta, o Rio Grande do Sul tem mais de 5,7 milhões de pessoas com a primeira dose de reforço e 1,9 milhão com a segunda.
O ponto de alerta permanece para o número de pessoas com alguma dose em atraso, que é considerado alto. São 655 mil pessoas que não voltaram para a segunda dose, 3 milhões que estão com o primeiro reforço em atraso e 2,2 milhões que estão com o segundo reforço pendente.
Em todo o país, o Instituto Butantan encaminhou 998.900 doses para continuidade da imunização nos Estados.