Mais quatro municípios da região metropolitana de Porto Alegre tiveram de interromper a vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 12 anos nesta segunda-feira (21). No total, já são sete cidades sem o serviço por conta da falta de imunizantes. Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo e Sapiranga foram adicionadas à lista de cidades que anunciaram a medida. Na sexta-feira (18), Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha já haviam suspendido o serviço pelo mesmo motivo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a previsão é de que uma nova remessa com 46 mil doses seja entregue nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O quantitativo é destinado a todo o Estado.
Por enquanto, nas sete cidades mencionadas, está mantida a aplicação dos imunizantes em crianças entre três e 11 anos com a CoronaVac e a Pfizer pediátricas.
Caso a previsão de entrega das doses pelo governo federal se confirme, os imunizantes já serão distribuídos para todos os municípios gaúchos na quarta-feira (23). Em Novo Hamburgo e Gravataí, as prefeituras estimam que a vacinação para adultos seja retomada no mesmo dia. Já em Sapiranga, a imunização para essa faixa etária deve ser normalizada na sexta-feira (25).
De acordo com dados do vacinômetro do Rio Grande do Sul, pelo menos 3 milhões de gaúchos estão com a terceira dose em atraso. Já em relação à quarta dose, são mais de 2 milhões que ainda precisam tomar o segundo reforço.