As emergências de Porto Alegre destinadas a pacientes adultos seguem superlotadas neste domingo (13). A pior situação é a da Santa Casa, com 47 internados para 24 leitos disponíveis, o que representa uma taxa de ocupação de 195,8%, segundo atualização feita às 9h30min. O hospital atende somente casos graves. A assessoria de imprensa do hospital afirmou que há procura maior de pessoas com problemas respiratórios, mas não se pode afirmar que têm relação com a covid-19 porque os resultados dos testes ainda não saíram.
O Hospital de Clínicas também opera muito acima da capacidade, com 105 internados para 56 leitos, resultando em uma taxa de ocupação de 187,50%. De acordo com a assessoria de imprensa, a emergência só está recebendo pessoas com risco de morte. A assessoria informou que o aumento de internados não se deve à covid-19.
Já o Hospital Conceição, que chegou a atuar com restrição máxima na semana passada, quando havia 95 internados para 64 leitos, apresentava leve desafogo na manhã desse domingo: 73 internados para os mesmos 64 leitos, uma taxa de ocupação de 114%.
O cenário é o mesmo nas UPAs da Capital, destinadas a casos de leve e média complexidade. Todas as quatro — Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e Moacyr Scliar — têm mais internados do que leitos disponíveis. A pior situação é a da Lomba do Pinheiro, com 17 internados para nove leitos, o que representa uma taxa de ocupação de 188%.
Pediatrias
Com exceção do Clínicas, todas as outras emergências pediátricas operam normalmente, longe da lotação. A do Clínicas tem 15 internados para nove leitos disponíveis, ocupação de 166,6%.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalva que, embora os hospitais considerem que as emergências adultas estão superlotadas, não há encaminhamento de pacientes para outros locais. Ao mesmo tempo, a pasta pede que a população com quadro leve e moderado também procure por atendimento nas 132 unidades de saúde disponíveis na Capital — 16 delas operam até 22h.
Véspera de feriado
As quatro UPAs estarão funcionando normalmente nesta segunda-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 127 unidades de saúde estarão abertas para atender a população. Somente os postos Modelo, IAPI, Camaquã, Bananeiras e Belém Novo ficarão fechados.