O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza neste domingo (27) a 2ª Caminhada dos Transplantados. A concentração ocorre às 9h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, ao lado do Monumento do Expedicionário. O trajeto tem de cerca de 1,5km.
— Queremos mostrar que o transplante recoloca a pessoa para uma vida saudável e que trazer o tema da doação de órgãos ao cotidiano ajuda a salvar vidas — ressalta a diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell.
Para que um transplante aconteça, não basta a competência profissional ou equipamento modernos. É indispensável que existam doadores.
Em cerca de 40 % dos casos, as famílias negam a doação, por isso é fundamental fomentar o diálogo sobre o tema. O objetivo da caminhada é conscientizar a população sobre a importância do transplante.
A última edição, que aconteceu em 2019, na orla do Guaíba, reuniu cerca de 200 pessoas. Neste ano, a expectativa é contar com a participação de aproximadamente 250 apoiadores, transplantados, profissionais da área e aqueles que estão na fila aguardando por um transplante.
O evento é promovido pelo HCPA, com apoio da Unimed, Fundmed, Asmed, Liga dos Transplantes de Órgãos (Litros), ViaVida, Sociedade Brasileira de Córneas e SemexerTX.