Iniciou nesta segunda-feira (24), a imunização das crianças contra o HPV nas escolas do Rio Grande do Sul. A proposta é que a vacinação ocorra nas instituições de ensino até a próxima sexta-feira (28). O objetivo é vacinar meninos e meninas de nove a 14 anos, para ampliar a cobertura vacinal deste público.
A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção ao câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe. A proposta da Secretaria da Saúde (SES) é que, além da imunização, sejam feitas atividades de conscientização nas escolas. O calendário será definido por cada município.
A imunização contra o HPV pode ser realizada nos postos de saúde durante o ano inteiro. Em 2021, o Rio Grande do Sul imunizou 74% do público-alvo feminino com a primeira dose e 54% com a segunda dose. Em 2022, conforme último balanço parcial da SES, o Rio Grande do Sul está com uma cobertura de 66% para primeira dose e de 50% para a segunda.
Entre o público-alvo masculino, em 2021, a cobertura foi de 56% para primeira dose e de 38% para a segunda. Neste ano, a primeira dose está em 48% de cobertura e, a segunda, em 32%.
O cronograma da vacinação nas escolas e os locais de aplicação serão organizados por cada prefeitura. Conforme a SES, o planejamento pode envolver escolas de Ensino Fundamental e Médio, das redes públicas ou privadas.
Conforme a SES, as escolas enviam uma comunicação prévia informando as famílias sobre a vacinação e uma autorização, que deve ser assinada pelos responsáveis para que a criança seja imunizada. Caso os pais tenham dúvidas sobre a oferta da vacina na escola dos filhos, podem fazer o contato com a secretaria de saúde do seu município.
Esquema vacinal
Na estratégia prevista para as ações nas escolas este mês, a vacinação terá como público alvo o mesmo do calendário básico. O esquema foi ampliado este ano pelo Ministério da Saúde, equiparando as idades para meninos e meninas, ambos dos nove aos 14 anos. Qualquer criança ou jovem dentro dessa faixa etária pode iniciar o esquema vacinal. São duas doses com intervalo de seis meses entre elas (mesmo que a segunda dose fique para depois dos 14 anos de idade).
Também está prevista a vacinação do HPV para pessoas de nove a 45 anos imunossuprimidas, ou seja, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.