Eletrocardiograma com resultado na hora, massagem rápida e até aulas de beach tennis foram oferecidas de forma gratuita na manhã deste sábado (22) na beira da Orla do Guaíba. A atividade marcou o aniversário de um ano do trecho 3, repleto de quadras de esporte.
Quem ofereceu os serviços de saúde foi o Hospital Mãe de Deus, que adotou as 29 quadras desde que a nova parte da Orla foi inaugurada. Na tenda montada próximo ao Guaíba, médicos do hospital davam orientações às pessoas que faziam fila para avaliar o ritmo cardíaco, a massa magra e a massa gorda, entre outros indicadores.
Chefe do serviço de Cardiologia do Mãe de Deus, Daniel Souto Silveira atendia as pessoas após o resultado do eletrocardiograma. Segundo ele, a maioria dos pacientes sequer sabe quais são os sintomas de infarto e AVC, as doenças que mais matam no mundo, e cujo risco é reduzido com a prática diária de atividades.
— Na prática do hospital, vemos que as pessoas não sabem que dor no peito, por exemplo, é sinal de infarto. Aqui na tenda, podemos nos aproximar da população e dar mais orientações às pessoas — disse. — A imagem do hospital costuma ser de doença, mas, adotando as quadras de esporte, também passamos a imagem de que hospital é saúde.
Quem estava na fila para fazer um eletrocardiograma era a servidora pública Doris Beatriz de Ávila, 60 anos. Combinou com o marido, Milton de Lima Pereira, 82, para chegar bem cedo à Orla a fim de fazerem o exame. Desde que deixaram de pagar o plano de saúde por falta de dinheiro, ficou difícil ter qualquer encontro com um médico.
— Faz tempo que a gente não faz um eletrocardiograma, desde que perdemos o plano. Pelo SUS é extremamente difícil conseguir um especialista, é uma dificuldade, temos que ficar na fila. Então eu disse pra ele: Vamos cedo para a Orla que estará cheio de gente — conta Doris.
Aposentado, Milton fez os exames. Segundo lhe contou o médico, sua saúde está fora de perigo. Também aproveitou para receber uma massagem.
— Muito bom. Só fiz massagem na época em que joguei futebol. Faz tempo — disse, garantindo que ainda hoje cuida da saúde. — Caminhar eu caminho, todos os dias, por quase uma hora.
A blitz da saúde com serviços gratuitos do Mãe de Deus acontece uma vez por mês entre as quadras 21 e 22 do trecho 3 da Orla do Guaíba. No próximo dia 5 de novembro, a tenda vai oferecer orientações voltadas para os cuidados com a mama e a próstata, dentro das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Em caso de chuva, o evento é adiado.