O Brasil confirmou nesta terça-feira (4) o terceiro óbito por varíola dos macacos, registrado no Rio de Janeiro. A vítima é um homem de 31 anos de Mesquita, município da Baixada Fluminense. Essa é a segunda morte pela doença no Estado carioca. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde desta terça-feira, o Brasil já conta com 8.029 casos confirmados da doença.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, o paciente apresentava baixa imunidade e comorbidades, o que agravou seu estado de saúde. Em 31 de agosto, ele foi internado na Fiocruz e, em 2 de setembro, transferido para o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Rio de Janeiro. Ele recebeu o tratamento com o medicamento experimental tecovirimat. Apesar de melhora nas lesões, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória no sábado (1º) e não resistiu.
O Rio de Janeiro é o segundo Estado com mais casos casos - 1.064 - da doença, tendo confirmado a primeira morte em agosto, em Campos dos Goytacazes. São Paulo tem 3.755 casos confirmados. Já o primeiro óbito por varíola dos macacos no país ocorreu em Minas Gerais, em julho deste ano.
No Rio Grande do Sul, o 14º Estado em número de casos no país, são 221 confirmados, conforme informa boletim do Ministério da Saúde.