Após ficar suspensa desde o fim de agosto por falta de estoque, a vacinação contra covid-19 para crianças de três a quatro anos ainda está em ritmo lento. Na última terça-feira (4), segundo dia de aplicação, apenas 57 crianças foram imunizadas em toda a Capital, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.
Porto Alegre tem 34.121 habitantes dentro da faixa etária. Até agora, apenas 5.416 crianças receberam a primeira dose, o que equivale a 15,9% do público-alvo. Com relação à segunda dose, são 1.975 imunizados, ou seja, 5,78% da população desta idade.
O quadro é bem diferente das outras faixas etárias, que já estão com a vacinação ocorrendo há mais tempo. Das mais de 117 mil crianças entre cinco e 11 anos, 80,5% receberam a primeira dose. Entre os quase de 111 mil adolescentes de 12 a 17 anos, 86,7% estão imunizados com ao menos uma dose.
A Secretaria Municipal de Saúde salienta que segue promovendo vacinação em escolas, realizando busca ativa dos pais e mantendo campanhas nas redes sociais e na mídia para incentivar a população. No dia 30 de setembro, Porto Alegre recebeu 4.560 doses de CoronaVac para retomar a vacinação das crianças de três e quatro anos, que estava suspensa desde o dia 25 de agosto.
No momento da vacinação, os pais ou responsáveis legais devem estar presentes, ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Confira os postos que oferecem a vacinação:
- Unidade de Saúde Primeiro de Maio
- Unidade de Saúde Navegantes
- Unidade de Saúde Ramos
- Clínica da Família Álvaro Diffini
- Posto São Carlos
- Unidade de Saúde Morro Santana
- Unidade de Saúde Tristeza
- Unidade de Saúde Santa Marta