Interessados em participar do estudo da vacina contra a dengue realizado pelo Hospital São Lucas (HSL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) podem se inscrever a partir desta segunda-feira (20). A pesquisa é conduzida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo (SP), e envolve também outras instituições, entre elas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que ainda não deu início à chamada de participantes.
Serão selecionadas, no Estado, 700 pessoas de 18 a 59 anos, saudáveis e não gestantes que ainda não tiveram a doença. A iniciativa é coordenada pelo infectologista Fabiano Ramos, que trabalhou no estudo da vacina contra a covid-19 CoronaVac no HSL.
O médico destaca que a busca por um imunizante eficaz contra a dengue soma mais de 50 anos. Até o momento, existe apenas uma vacina disponível, de aplicação restrita a quem já teve a infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2022, o Rio Grande do Sul contabiliza, atualmente, 56 mortes, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A fórmula em estudo agora é de dose única, e a expectativa é de que seja incluída no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) até 2024.
Para solicitar vaga na pesquisa, basta preencher um formulário, disponível neste link. Não há data definida para o encerramento das inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3320-3260 e (51) 3320-5610, do Centro de Pesquisas Clínicas do HSL, em horário comercial.