Fabiano Ramos, infectologista responsável pela condução do estudo clínico da vacina contra a covid-19 CoronaVac no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi homenageado pela instituição e por toda a Rede Marista na manhã desta quinta-feira (21).
Junto de outros 15 centros do Brasil, o hospital aplicou doses de imunizante e placebo em mais de 1,3 mil voluntários ao longo de cinco meses. A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se da única vacina em uso no país no momento.
No Salão Nobre, o reitor, Evilázio Teixeira, saudou Ramos, que é chefe do Serviço de Infectologia do São Lucas, onde foi o primeiro residente nessa especialidade.
— Obrigado pelo trabalho cuidadoso, interdisciplinar, dedicado, que, sem dúvidas, é fonte de inspiração para todos os profissionais que estão na linha de frente contra a covid-19 — disse Teixeira.
Ramos, formado pela PUCRS, recebeu uma placa comemorativa e agradeceu:
— Muito feliz em ser reconhecido pela instituição que me deu as condições de desenvolver esse trabalho relacionado à vacina, que está sendo distribuída para todo o Brasil. A gente tem orgulho de ter participado disso. É um reconhecimento do esforço, não só meu, mas de toda a equipe e da instituição.
Nesta semana, a ausência do médico na solenidade oficial que deu início à aplicação da CoronaVac no Rio Grande do Sul, realizada na noite de segunda-feira (18), foi lamentada por colegas de área.