Cobiçada no ano passado por ser, até então, administrada em dose única, a vacina contra a covid-19 da Janssen tem preocupado a parcela da população que a recebeu. Além da primeira aplicação, recomendou-se depois um reforço, após dois meses, conforme o que foi observado com o avanço das pesquisas.
Enquanto o Ministério da Saúde já recomenda até uma quarta dose (ou segundo reforço), respeitando-se grupos específicos e faixas etárias, para os vacinados, inicialmente, com CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, os imunizados com Janssen se preocupam com a falta de perspectivas. Sentem-se “esquecidos” pelos gestores que organizam o plano de combate contra a doença no país, conforme o relato de muitos.
No Rio Grande do Sul, seguindo orientação do governo federal e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a terceira dose para quem recebeu Janssen é aplicada apenas em imunossumprimidos a partir de 18 anos, vacinados com a segunda dose há quatro meses.
A reportagem de GZH questionou o Ministério da Saúde cinco vezes, ao longo de um período de mais de duas semanas — entre 6 e 23 de maio —, sobre perspectivas para as pessoas que receberam a então dose única mais a dose adicional de Janssen.
Na segunda-feira (23), a assessoria de imprensa da pasta se limitou a dizer que “o esquema vacinal com o imunizante da Janssen é composto com a dose única mais dose de reforço, aplicada dois meses após a primeira aplicação”, além de mencionar que o segundo reforço está indicado, no momento, apenas para a população geral acima de 60 anos. “Qualquer mudança do esquema vacinal, a pasta vai anunciar”, acrescentou a assessoria.
Em novembro passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a anunciar mais duas injeções para quem havia recebido apenas uma dose de Janssen na época. Uma semana depois, o ministério voltou atrás e orientou que seria aplicado apenas um reforço do imunizante da Johnson&Johnson.
Entenda o esquema vacinal da Janssen
- Pessoas maiores de 18 anos, não gestantes ou puérperas: dose única da Janssen + dose de reforço, preferencialmente, com Janssen, dois meses depois da primeira injeção
- Imunossuprimidos acima de 18 anos, não gestantes ou puérperas: dose única da Janssen + dose adicional da Janssen oito semanas depois + dose de reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen quatro meses depois da dose adicional