
José Mujica, ex-presidente do Uruguai que faleceu nesta terça-feira (13), ficou conhecido mundialmente pelo estilo de vida simples — e também por seu inseparável Fusca azul 1987. Apelidado de “o presidente mais pobre do mundo”, Mujica usava o carro durante o mandato, entre 2010 e 2015, e prometeu nunca vendê-lo.
O veículo foi um presente de amigos, que fizeram uma vaquinha para comprá-lo para o presidente. Mujica chegou a receber propostas milionárias pelo carro. Em 2014, um sheik árabe ofereceu US$ 1 milhão, e o embaixador do México, Felipe Enríquez, propôs dez veículos em troca do Fusca. Ele recusou todas.
Em seu programa de rádio Fala o Presidente, afirmou que jamais venderia o carro enquanto vivesse.
— Sempre gostei de Fuscas — disse, lembrando que achou o modelo horrível quando o viu pela primeira vez, mas que, com o tempo, se apaixonou.
Lula na carona
Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Mujica em sua chácara na zona rural de Montevidéu. Após o encontro, publicou uma foto ao lado do ex-presidente uruguaio dentro do icônico fusquinha azul.
"Entra no carro, vamos…", escreveu o brasileiro.
Em encontro no final do ano passado, carregado de emoção, os líderes trocaram palavras de carinho.
— De todos os presidentes que eu conheci, que eu tive amizade e que convivi muitos anos, o Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária que conheci — disse o presidente Lula.
Após um abraço, o uruguaio respondeu:
— Você é o melhor que encontrei nesta sofrida América — respondeu Mujica.
Como é o Fusca de Mujica?
O Fusca, um clássico da Volkswagen, foi produzido no Brasil entre 1959 e 1986, e de 1993 a 1996, com a versão final conhecida como Itamar, segundo o g1. Contudo, a origem do veículo de Mujica não é confirmada — não se sabe se é brasileira ou mexicana.
O modelo é equipado com motor 1.600 cilindradas, entrega 67 cv de potência e 14 kgfm de torque. Atinge velocidade máxima de 144 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 17 segundos.
Quando saiu da fábrica, tinha consumo médio de 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, com um tanque de 45 litros — o que garantia autonomia de cerca de 405 km. A transmissão é manual, com quatro marchas.
Com 4m20cm de comprimento, 1m54cm de largura e 1m48cm de altura, o Fusca tem o bagageiro localizado na parte dianteira, com capacidade para 150 litros.
* Produção: Camila Mendes