O Senado vai inaugurar nesta terça-feira (15) o memorial permanente em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. A proposta foi apresentada por integrantes da CPI da Covid e aprovada em outubro.
Diferentemente do que havia sido proposto pela comissão, o monumento será instalado na parte interna da Casa, e não no espelho d’água do Congresso, como era previsto inicialmente. O local escolhido foi um ambiente nobre, no Anexo 2 do Senado, ladeado por jardins de inverno que permitem a entrada de iluminação natural suave.
No centro, sobre um tablado, erguem-se 27 prismas iluminados internamente, em honra das vítimas de cada unidade da Federação. Em conjunto com a iluminação, o mármore nos elementos permite fazer uma referência a velas que se acendem em homenagem a essas vítimas.
Relator do projeto que deu origem ao memorial e presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, destaca a importância da iniciativa:
— É algo interessante, não só pela homenagem que iremos fazer, mas principalmente para que a história registre o que aconteceu no Brasil nas épocas em que vivemos, o que poderia ter sido evitado caso o poder público tivesse simplesmente agido em consonância com as recomendações científicas
Os dados mais recentes apontam que mais de 638 mil pessoas já morreram vítimas da covid-19 no país.