Enquanto o Rio Grande do Sul inicia, nesta segunda-feira (17), a distribuição das doses pediátricas aos municípios, ao menos 11 capitais começam a vacinação contra a covid-19 de crianças de cinco a 11 anos. A data é simbólica, já que há um ano, em 17 de janeiro de 2021, o país começava a campanha de imunização de adultos. A primeira brasileira a receber uma dose foi enfermeira de São Paulo Mônica Calazans, de 54 anos. A vacina usada foi a CoronaVac.
Agora, um ano depois, o imunizante que será usado no público infantil é o da Pfizer, com um terço da dose dos adultos. A primeira remessa de doses foi enviada pelo Ministério da Saúde aos Estados na sexta-feira. Em ato simbólico, promovido pelo governo de São Paulo, o indígena Davi Seremramiwe Xavante, de oito anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 no país.
Já Brasília e João Pessoa começaram a campanha para o público infantil no domingo (16). Outras capitais começaram a vacinação infantil no sábado (15): Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Vitória, São Luís e Aracaju. Em Porto Alegre, a imunização para crianças começa na quarta-feira (19), assim como nas demais cidades gaúchas.
Confira as capitais que começam a vacinação nesta segunda
Belém
A cidade de Belém promoveu um ato simbólico no sábado, quando vacinou três crianças contra a covid-19. A campanha oficial, no entanto, começa nesta segunda-feira. O público-alvo na capital do Pará é de 141.642 crianças.
Cuiabá
Cuiabá abre nesta segunda-feira um pré-cadastro para crianças de cinco a 11 anos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou a data para inicial oficial da vacinação desta faixa etária.
Curitiba
A capital do Paraná iniciará a campanha com crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas. As equipes da Secretaria Municipal da Saúde irão até os locais para a aplicação das doses. Na terça-feira (18), a imunização infantil segue com crianças de nove a 11 anos com deficiência permanente e com comorbidades, que receberão o imunizante em 10 Unidades de Saúde exclusivas para a vacinação do público infantil.
Goiânia
Goiânia terá 70 postos de vacinação de crianças, e a imunização será feita em ordem decrescente de idade, a partir de 11 anos.
Maceió
A prefeitura de Maceió inicia nesta segunda a vacinação de crianças de cinco a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades. A aplicação das doses ocorrerá em quatro pontos fixos, onde serão destinadas as salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica.
São Paulo
A cidade de São Paulo começa a aplicar a vacina da Pfizer para crianças nesta segunda-feira, das 8h às 19h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais AMAs/UBSs Integradas. Nesta primeira etapa, a capital paulista aplicará dose naqueles que têm comorbidade, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou indígenas aldeados e quilombolas. A imunização das outras crianças começa apenas em fevereiro.
Rio de Janeiro
A capital fluminense e outros 90 municípios do RJ também dão início à vacinação de crianças nesta segunda-feira – Maricá, na Região Metropolitana do Rio, começou na sexta-feira, assim que recebeu as doses. A Secretaria de Educação do Rio deve transformar 11 escolas em postos de vacinação.
Macapá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Teresina também iniciam vacinação de crianças nesta segunda-feira.