Com os primeiros casos registrados de dupla infecção por covid e H3N2 no Brasil, além da vacinação contra a covid, também é recomendado que, quem não se vacinou no ano passado, faça a vacina contra a Influenza. Em Santa Maria há 24 unidades de saúde em todas as regiões da cidade disponíveis para vacinação em diferentes dias e horários. Não é necessário agendamento, mas é recomendado que se faça contato com a unidade para verificar se naquele dia há vacinador. No site da prefeitura de Santa Maria tem a relação de todos os locais com dias e horários com vacinação disponível.
Conforme a responsável pelo Setor de Imunizações da prefeitura de Santa Maria, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, as doses disponíveis sobraram da campanha de vacinação do ano passado. A previsão é que até abril uma nova campanha de imunização contra a gripe seja lançada. Porém, ela ressalta que é importante que as pessoas procurem as unidades para se vacinar já neste momento.
- As pessoas que já fizeram o ano passado não precisam, só na nova campanha. Estamos dando seguimento em orientação ao Ministério da Saúde. A vacina disponível é trivalente e, portanto, protege contra três tipos de vírus da Influenza, um deles é o H3N2. Porém, os tipos de vírus da composição da vacina, como o H3N2, podem sofrer mutações. Por isso, todo ano, a composição da vacina precisa ser ajustada. Mesmo que a vacina não proteja totalmente, por conta das mutações do vírus, ela torna os sintomas mais brandos e diminui o risco de hospitalizações - explica Cecília.
É importante ressaltar que quem não se vacinou no ano passado e vá se imunizar agora, quando da nova campanha contra a Influenza, provavelmente no segundo trimestre do ano, deve se vacinar novamente.
A responsável pelo Setor de Imunizações ainda explica que não há intervalo mínimo necessário entre as vacinas da gripe e da covid.