Correção: o total de testes aplicados nas nove unidades de saúde de Porto Alegre foi de 1.261, e não 1.621, como informado no texto entre 22h17min de 8/1/2021 e 19h27min de 9/1/2021. O texto foi corrigido.
O alto índice de pessoas diagnosticadas com covid-19 marcou o primeiro dia do final de semana com atendimento exclusivo para avaliação médica e testagens para a doença em Porto Alegre. Dos 1.261 testes aplicados em nove unidades de saúde neste sábado (8), 342 deram positivo, o que corresponde a 27%. Uma em cada quatro pessoas submetidas ao exame registraram a presença do coronavírus no organismo.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a taxa de positividade aumentou em 9% em relação à média dos meses de novembro e dezembro. De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer, o número é preocupante.
— Está mais alta do que há pouco tempo. Antes era em torno de 18%, agora estamos beirando os 30%.
Ao longo de todo dia, houve uma grande procura para realização de testes rápidos e de antígeno. Durante a manhã as filas em algumas unidades se estendiam ao longo do calçamento. Na Clínica da Família Álvaro Diffini, no bairro Restinga, Zona Sul, a espera por atendimento chegou a duas horas e meia. Na parte da tarde, o movimento diminuiu, mas ainda foi intenso.
A Unidade de Saúde Tristeza teve que fechar uma hora mais cedo por registrar falta de testes. Já em outros postos, como Morro Santana, Assis Brasil e Moab Caldas não foi possível atender novos pacientes após 15h, sendo contemplados apenas aqueles que já estavam na fila.
Neste domingo (9) o serviço estará novamente disponível das 9h às 16h. A ação é feita em razão da procura intensa por pessoas que têm apresentado sintomas de síndrome respiratória nos últimos dias, principalmente em decorrência da Ômicron. Com transmissão comunitária, esta variante já responde por 95% das amostras de coronavírus sequenciadas pelo governo do Rio Grande do Sul.
Dados do município mostram que o aumento por atendimento nos postos chega a 20%, na comparação com a última semana de 2021. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a procura é ainda maior, chegando a 50% nesta semana se comparado com o feriadão de Natal. Por isso a campanha de vacinação contra covid-19 está suspensa neste final de semana e será retomada na segunda-feira (10).
Ainda conforme a SMS, antes da aplicação dos testes, as equipes de saúde têm feito a avaliação dos sintomas, que podem ser dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo. A recomendação é que a testagem ocorra apenas três dias após manifestar os primeiros indícios de contaminação.
Confira os locais para atendimento neste domingo
Atendimento disponível das 9h às 16h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde
- Tristeza - Avenida Wenceslau Escobar, 110 - Bairro Tristeza
- Álvaro Difini - Rua Álvaro Difini, 520 – Restinga
- Moab Caldas - Avenida Moab Caldas, 400 - Bairro Santa Tereza
- São Carlos - Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Bairro Partenon
- Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 6111, Parada 13 - Bairro Lomba do Pinheiro
- Morro Santana - Rua Marieta Menna Barreto, 210 - Bairro Protásio Alves
- Assis Brasil - Avenida Assis Brasil, 6615 - Bairro Sarandi
- Ramos - Rua K esquina Rua R C, S/N - Vila Nova Santa Rosa, Bairro Rubem Berta
- Navegantes - Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5 - Bairro São Geraldo